Férias 2015 – Vietnã – Hanói – 11 de junho

11/06/2015 – 5ª feira

Saímos do hotel às 8h30. O passeio começou com uma visita à primeira universidade do Vietnã, o Templo da Literatura, construído em 1070, que funcionou como tal por 700 anos ensinando a doutrina de Confúcio. É o mais antigo e um dos mais bonitos de Hanói. De arquitetura chinesa, serve como hall de entrada para a Universidade Nacional. É formado por cinco pátios separados por muros, com portões ornamentados.

Olhando a fachada do prédio, vimos três espaços livres. Segundo o guia, entra-se pelo vão central, que significa equilíbrio e responsabilidade. Os dois laterais servem para a saída, que significam sabedoria e conhecimento.

Nele, vimos um show de caligrafia, que faz parte da tradicional cultura vietnamita.

Em seguida, a visita foi ao Templo Taoísta Quan Thanh – http://www.hanoitoursvietnam.com/Hanoi-Tourist-Sites/quan-thanh-temple.html – que data do Século XI e é considerado um dos quatro templos sagrados de Hanói porque, como dizem, protege a cidade dos espíritos ruins. Dentro do templo há uma estátua de Tran Vu, uma importante entidade do taoismo, feita de bronze preto, com quase 4 metros de altura e 4 toneladas de peso.

Também visitamos a Tran Quoc Pagoda – http://www.hanoitoursvietnam.com/Hanoi-Tourist-Sites/tran-quoc-pagoda.html , um dos mais importantes e antigos templos budistas de Hanói. Fica entre dois lagos, o Lago Oeste e o Lago Truc Bach, e possui uma estrutura em 11 níveis. Cada andar tem 6 portas com uma estátua em cada uma. Ele começou a ser construído em 541 e foi terminado em 545, sob o reinado de King Ly Nam De (544-548).

Na sequência, conhecemos o Museu da Etnologia – (Bao Tang Dan Toc Hoc) http://www.hanoitoursvietnam.com/Hanoi-Tourist-Sites/vietnam-museum-of-ethnology.html Esse, sim, um lugar muito interessante, que mostra toda a cultura do povo vietnamita, sua formação, seus usos e costumes.

A proposta para o Museu de Etnologia do Vietnã foi aprovada oficialmente em 14 de dezembro de 1987. Em 12 de novembro de 1997, ele foi aberto oficialmente ao público.

Logo na entrada há um painel com a inscrição “O Vietnã, histórico e períodos culturais”. Períodos históricos do país são apresentados, bem como informações sobre a integração de etnias, culturas e civilizações do Vietnã.

Cinco painéis mostram retratos de indivíduos dentro de cada um dos 54 grupos étnicos reconhecidos e classificados de acordo com cinco famílias de línguas étnicas: Austro-asiáticas, Austronesian, Hmong-Yao, Thai-Kadai e Sino-Tibetana.

No lado externo, casas doadas por moradores ilustram o que vimos dentro e estátuas simbolizando a fertilidade dos antepassados deram o toque divertido ao passeio.

A comprinha do dia foi numa fábrica de laca. Primeiro conhecemos todo o processo de fabricação e depois fomos conhecer o resultado do trabalho minucioso daqueles artesãos.

Claro que quase todos saíram com, pelo menos, um pratinho da Thu Huong Hand Lacquerware – http://www.lifestyle-vietnam.com/lifestyle-company-listing/huong-dang-artistic-handicrafts-lacquerwares-co-ltd/ .

O almoço foi no restaurante Ly Club de Hanói – http://www.lyclub.vn/switchpage/index.html . Uma comida muito boa. Aliás, a comida vietnamita é uma delícia. O visual é parecido, mas há algo no tempero que a diferencia da nossa culinária.

Comemos um arroz e um frango que tinham um sabor refrescante, perfumado. Algo não identificado. Adorei muito mais porque pedi sem cebola e fui atendida. Ponto para eles.

Depois do almoço, o passeio era conhecer um café. Há muitos em Hanói. Assim como o colombiano e o brasileiro, o café vietnamita é um dos mais famosos do mundo. As ruas são tomadas por cafeterias, das mais chiques e americanizadas às mais simples e originais, sempre lotadas de moradores locais, que apreciam a bebida. Apesar de o objetivo ser tomar café e “jogar conversa fora”, sem pressa, as mais originais possuem “miniaturas” de cadeiras e mesas, nada cômodas para ficar mais do que 5 minutos.

Nessa hora, parte do grupo se dispersou e preferiu fazer massagem. Fiz parte dele e não me arrependi.

Por 15 dólares, ganhamos uma maravilhosa massagem de corpo inteiro que só não durou uma hora porque não tínhamos esse tempo. Foi uma delicia! Massagem vietnamita é relaxante.

Depois disso, voltar para o hotel, tomar um banho e jantar foi ótimo.

Como era aniversario da Mariane, outra participante do grupo, teve nova comemoração. O bolo foi servido para o grupo e comemoramos o aniversário dela, o da Katia, que também seria durante a viagem, e novamente o meu.

Muito bom! Depois fomos arrumar as malas para a próxima etapa da viagem.

Alguns registros

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *