Férias 2010 – Zhangjiajie – segundo dia – 13 de julho

13-07-2010

Depois do café da manhã, fizemos checkout e saímos para o tour do dia. Choveu muito pela manhã e não deu para fazer o que estava previsto – ir até Zhangwong. – terceira parte da nossa programação. Só desistimos porque a chuva estava forte. Ensopados, decidimos ir ao supermercado, o que foi ótimo. Ainda bem que a Huang estava conosco para traduzir o que víamos. A dificuldade maior é decifrar as comidas. Para quem gosta de supermercado, é uma delícia ver o que há de diferente. O preço também é ótimo. Só para se ter uma ideia, uma chaleira elétrica custa 22y, algo como R$6,00. Como levar???? Além disso, a voltagem é diferente da minha – 220w. Bela desculpa, não?

Também passeamos pela rua e deu para sentir um pouco como é a vida naquela cidade.

Por volta de meio dia, o ônibus chegou para nos levar ao restaurante para almoçarmos. Com exceção do almoço em Xian, as nossas refeições são servidas em forma de banquete, numa sala reservada e vários pratos que são divididos entre nós. Às vezes é bom, outras, nem tanto.

Depois do almoço parou de chover e fomos visitar uma galeria de arte chamada Zhangjiajie Sandstone Painting Research Institute – https://www.cn-zhangjiajie.com/view-32-1087.html – e vimos pinturas feitas com diversos tipos de material – pedra, madeira etc. Tudo começou quando um artista pobre, sem dinheiro para comprar tintas, saiu à procura de materiais para expressar a sua arte. Deu certo e vimos quadros belíssimos.

Na sequência, fomos até o Zhangjiajie Tujia Folk Customs Park – https://www.zhangjiajietourguide.com/attraction-p11-zhangjiajie-tujia-folk-custom-park.html -, um lugar muito interessante. Trajados com roupa típica, nos recebem para um tour pela cultura local. Dança, canto e performances fazem parte desse tour. Além disso, há restaurantes, lojas e um jardim belíssimo. Não podia faltar uma crença  local – Árvore dos desejos. Foi lá que colocamos nossos mais fervorosos desejos. O meu? Emagrecer 10kg. Quem sabe uma fezinha por alguns yuans consiga ajudar. Tem que acreditar!!! Depois fomos jantar – festival de cogumelos reunidos numa sopa deliciosa e outras coisinhas mais. Lá se foi a dieta!

Tivemos 40 minutos free para dar uma volta antes de o ônibus chegar para nos trazer ao aeroporto.

Estamos no aeroporto esperando o embarque para Shanghai e, pelo jeito, não sairemos daqui tão cedo. Por conta do atraso, nos serviram um lanchinho – macarrão chinês. Como comer isso a essa hora da noite? Já registramos em fotos e agora estou aproveitando para escrever.

Um pouquinho da cultura local:

Banheiro é um caso à parte. Já é um lugar complicado e em alguns lugares nem existem. Aqui há em abundância, mas o cheiro….São sanitários diferentes daqueles que temos porque em muitos lugares há buracos no chão em vez de vaso sanitário. Não deixa de ser higiênico, mas é estranho. Quase sempre o cheiro é terrível e falta papel.

Nosso kit banheiro precisa estar sempre abastecido. Melhor seria se fossem um pouco mais limpos, mas a gente acostuma, já que não há nada que se possa fazer.

Curiosidade – No interior, algumas placas traduzidas para o inglês são divertidíssimas. Saída, por exemplo, já foi traduzida como Export. Há outras tantas não registradas.

Meia noite e meia nos chamaram para embarcar. Às 2h15 pousamos em Shanghai. Estamos no Days Hotel Shanghai. Não é da mesma categoria dos últimos, mas parece ser correto.

 

Um comentário em “Férias 2010 – Zhangjiajie – segundo dia – 13 de julho

  1. Olá. acabei de ler, porque me encontro em yangshuo, não sei o que ver porque estou em negocios e sozinho, muito complicado porque pouca gente fala inglês, no entanto estou fascinado com o Rio todo iluminado e cheio de gente, não sei o que se passa mas disseram-me que é a noite de haloween. È a ultima aqui vou tentar divertir-me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *