Férias 2010 – Zhangjiajie – 12 de julho

12-07-2010

Muito bom o hotel Yi Chen Huating – https://www.huatian-hotel.com/. Deu para dormir bem e acordar cedo para aproveitar o dia. Às 8h20 saímos para os passeios.

Nossa primeira parada foi na região do BaoFeng Lake – https://www.visitourchina.com/zhangjiajie/attraction/baofeng-lake-scenic-area.html. Só que para chegar até ele tivemos que iniciar uma árdua caminhada montanha acima.

Andamos muito e subimos todos os degraus que podíamos. Foi muito divertido porque assim que começamos a subida já percebemos que não ia ser moleza e encontramos uns chineses prontos para carregar quem estava prestes a desistir – 200 yuans – e não dava para barganhar. A Regina e a Edely contrataram a mordomia. Parece que a coisa não é tão legal assim porque a Regina desistiu e cedeu o lugar para a Sílvia. Eu e as demais continuamos firmes, na esperança de o passeio contribuir para a queima de algumas calorias. Os homens foram solidários e continuaram conosco.

O passeio pelo lago vai ficar na lembrança. Como descrever aqueles momentos em que os dois chineses cantaram na ida e na volta e o que isso representa? Foi muito divertido ver a Sílvia cantando para o chinês. Ela se saiu muito bem.

Em seguida, fomos conhecer a Caverna do Dragão Amarelo – Yellow Dragon Cave – https://www.visitourchina.com/zhangjiajie/attraction/yellow-dragon-cavern.html. Enquanto as baterias das câmeras aguentaram, tiramos várias fotos, mas acredito que nenhuma conseguiu retratar o que realmente vimos. É deslumbrante!

No caminho, passamos por uma espécie de sítio com diversos tipos de plantação, inclusive de arroz negro. Que interessante a forma como o arroz é mantido na água. O maquinário é de madeira.

Assim que chegamos na caverna, que é imensa, não parávamos de subir. Para conhecê-la, precisa ter fôlego e quem tem pique não pode perder pois, a cada subida, encontrávamos um cenário mais bonito do que o outro.

Terminamos o passeio da caverna fazendo um tour de barco, ainda dentro dela, que é imensa. A melhor visão vai ficar conosco.

Cansados e com fome paramos para comer num restaurante perto dali. Detalhe: não havia garfo. Eles não usam garfo nem faca e eu tive que improvisar porque continuo em guerra com o hashi. Quem sabe aprendo até o final da viagem.

Depois do almoço, passamos a tarde conhecendo as montanhas.

Pensa que terminou o teste de resistência? Que nada! Para irmos até a próxima jornada, pegamos um ônibus com outros passageiros, todos chineses, um ônibus tipicamente chinês, daqueles que a gente só vê em filmes. A cada momento descobríamos uma coisa diferente pelo caminho. Até o milho assado e a castanha portuguesa, nossos velhos conhecidos, se apresentaram de forma diferente, uma delícia.

Por fim, chegamos à Vila Huangshi Zhai, onde fica o Zhangjiajie National Forest Park – https://zjjnfp.com/. Foi lá que filmaram Avatar. Depois do filme, a montanha “Southern Sky Column” passou a se chamar “Avatar Hallelujah Mountain” https://www.zhangjiajietourguide.com/attraction-p14-avatar-hallelujah-mountain.html, talvez a mais importante dentre as cerca de 3.000 montanhas que existem na floresta.  Que cenário! Deslumbrante! Valeu ter que subir tudo que tínhamos direito para vermos cada vez mais de perto aquela paisagem maravilhosa. No caminho, passamos pela famosa ponte número 1 e descemos pelo elevador panorâmico Bailong por dois motivos. Primeiro, porque ninguém é de ferro. Depois, porque não dá para perder a vista maravilhosa que se tem durante a descida.

Se eu tivesse alguma dúvida se deveria ter vindo para a China de novo, hoje tenho certeza de que foi a escolha certa. Melhor ainda foi ter vindo com um grupo fechado, organizado por chineses que moram no Brasil, porque o que estamos vendo não é uma programação para brasileiros. É difícil ver estrangeiros por aqui. São excursões só de chineses e é muito divertido. Eles se encantam conosco e são super gentis. Basta a gente falar Ni Hao que sorriem para nós. Aí conseguimos nossos 5 minutos de fama!!! Só não dá para conversar. Sem chance de comunicação porque não temos nenhum som em comum.

No final do dia, ninguém aguentava mais nada. Jantamos num restaurante em frente do hotel que será nossa parada de hoje. Depois do check in, cada um tomou seu rumo para descansar. Estamos no Qinghe Jin Jiang Avatar Hotel – http://www.qhjjhotel.com/en/index.html, que é muito bom, também. Amanhã tem mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *