Férias 2016 – Japão -Pequenos detalhes

Vimos por lá

Algumas vezes esquisitices para nós, comuns para eles, a cada dia descobríamos uma coisa diferente. Impossível lembrar de todas, até porque há muitas que vemos e que não sabemos o que é nem para que serve. Sem falar e ler japonês, tenho certeza de que perdemos não digo o melhor da história, mas boa parte dela. Infelizmente, é assim. Só que, como nem tudo depende da língua, descobrimos coisas dignas de serem colocadas em almanaques. kkkk

Cotonete com coçador de ouvido. Conhece? Pois bem, existe e é muito incômodo coçar o ouvido com ele.

cotonete-com-cocador-de-ouvido

 

Palito de dente com suporte. É só quebrar a pontinha e colocar o palito para descansar. Já é feio usar palito…. conservar o usado, então….

palito-com-suporte

Casquinha de sorvete com borda aparadora de pingos. Uma beleza! Mãos meladas nunca mais. Lá, pelo menos!

ice-cream

Touca para proteger roupa. Em todas as lojas, ao provar uma roupa, ganhamos uma touca que serve para não deixarmos marcas de pó nem de batom na roupa. São higiênicas.

protetor-de-roupa

Vasos sanitários de todos os modelos e sempre muito confortáveis, até com musiquinhas para abafar sons especiais (dá para imaginar quais são, não é?). Tem por lá, mas o preço é bem salgado.

Banheiro oriental – no lugar de vaso sanitário, um buraco. Não um buraco qualquer. Difícil descrever. Fácil de entender e de usar quando se vê.

Instruções para agir em caso de terremoto. Em todos os lugares, escritas em japonês e inglês. Sabe o que isso significa? Muitos terremotos por lá. Ainda bem que não vimos nenhum… por pouco. Quando aconteceu, tínhamos acabado de sair do lugar.

Marimo – uma alga em formato de bola, verde.  – existe em três lugares no mundo. Tivemos o privilégio de passar por um deles.

Detalhe interessante: o quimono deve ser vestido com a parte direita sobre o corpo e então sobreposta com a parte esquerda. A parte direita sobre a esquerda é usada apenas para os mortos.

Yukata, roupa apropriada para se dirigir a um onsen (fonte de águas termais naturais). Yukata é um quimono casual. Seu nome vem da palavra yu (banheira) e katabira (roupa de baixo), ou seja, roupa de banho. Tal vestimenta é usada tanto por homens, mulheres e crianças.

yukata_japanese

Sabe o que é pensar em tudo, tudo mesmo? Acho que os registros abaixo mostram o respeito ao consumidor. No restaurante The Brasserie, em Osaka, cada prato servido possui o nome em Japonês e em Inglês. Como se não bastasse, cada ingrediente usado no preparo está devidamente registrado por meio de desenho. Dá para falar que não houve comunicação? Claro que não é assim em todos os lugares… afinal, perfeição não existe, mas não deixa de ser um grande exemplo. Ainda assim, insisto na pergunta: does it have onions? Precisa? Coisa de brasileiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *