Férias 2016 – Cenas do cotidiano

Cenas do cotidiano

Antes de falar um pouquinho sobre os locais por onde passamos, acho interessante mostrar alguns aspectos que observamos e que nos chamaram a atenção porque os japoneses imprimem a sua marca numa situação que é absolutamente rotineira em qualquer lugar.

Em Tokyo, tanto no burburinho de Shinjuku, quanto na calmaria que reina em algumas ruas, não deixamos de observar a obediência às regras de trânsito para carros e ciclistas. Semáforo foi feito para ser respeitado e os pedestres sabem disso. Quando algum desavisado tenta invadir a pista do ciclista, sempre há um guarda de plantão para lembrá-lo da infração.

Lá, idade não é problema. Vimos muitos idosos trabalhando. Se por opção ou necessidade, não sei. Parece que eles não são marginalizados por causa da idade

Como em todos os lugares, o celular domina a cena. Impressionante!

Durante um jantar, vivi um momento hilário com uma japonesa. Queríamos adoçante e ninguém tinha conseguido se fazer entender. Fui arriscar uma última tentativa. Depois de mímicas e muita conversa desencontrada, ela entendeu e comemorou tão efusivamente que eu entrei na brincadeira, o que resultou nas fotos abaixo. Elas não representam nada perto do que foi….Que sensação gostosa interagir dessa forma! Momentos como esses já valem a viagem.

 

Em Kyoto, vivemos algumas experiências interessantes como fazer um curso de doces e alugar a veste tradicional deles para termos nosso dia de Gueixa (as mulheres) e de Samurai (os homens). Ainda que não tenhamos nos caracterizado totalmente, não tínhamos tempo para isso, valeu passar o dia com o traje típico. Isso nos aproximou muito dos japoneses. Acho que eles se sentiram homenageados pelo grupo de ocidentais que desfilavam pela cidade rindo, tentando andar com aqueles chinelinhos nada confortáveis. Enfim, fizemos o possível para não decepcioná-los e nos divertimos bastante.

Não fizemos feio no curso de doces. Impossível chegar perto da performance deles, mas tentamos. Podemos dizer que lembraram o modelo. Valeu a experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *