Férias 2017 – 10 de junho – Nyaung Shwe

10-06-2017 – sábado

Saímos cedo do hotel. Nosso destino final seria Nyaung Shwe – Aureum Palace Resort & Spa Inlehttp://aureuminle.htoohospitality.com/

Nossa primeira parada foi para ver o Buda de BambuHnee Payahttps://www.hsdejong.nl/myanmar/shan-state/gallery/hnee-paya.html , que fica num lugar que mais parece um hall. Ele tem mais de 500 anos e é coberto de ouro. Há, também, muitas imagens e oferendas no local. Apenas os homens podem chegar perto do Buda e a eles é dado o direito de colar folhas de ouro nele. Mulheres são proibidas de tocar no Buda.

Pessoas ficam sentadas no chão, tomando chá e comendo biscoitos, que oferecem aos turistas. Normalmente, ninguém recusa e ainda dá uma gorjeta pela amabilidade. É uma maneira de elas arrecadarem algum dinheiro.

Lá, também são vendidos artigos medicinais para dores lombares e picadas de insetos. Compramos. A ideia é ajudar e, de quebra, comprar algo que possa ser bom para algum tipo de dor. Mosquito espanta, com certeza, já que o cheiro de cânfora é terrível.

Em seguida, fomos ver o mercado de rua – Kalaw Markethttps://www.experiencetravelgroup.com/myanmar/exp/kalaw-market?tab=map . Que lugar gostoso! A interação com as pessoas, ainda que por mímica, é muito legal. Legal também é ver coisas tão diferentes daquilo que conhecemos. Não dá para saber para que servem nem que gosto têm. Nesses casos, às vezes arriscamos experimentar. Nem sempre dá certo, mas dá para tirar boas fotos e dar muita risada.

Como a vontade de ir ao banheiro era grande, paramos no mesmo lugar do dia anterior, onde tomamos chá com leite. Acho que só o guia aprovou o chá porque bebeu de novo.

Depois, paramos para conhecer o processo de fabricação de sombrinhas de papel, um artesanato famoso no país, onde participamos de um mini workshop – Shan Paper and Umbrella Workshophttp://www.myanmartravelessentials.com/handicrafts-and-workshops/shan-paper-and-umbrella-workshop-in-pindaya/ – Impressionante o resultado dessa produção manual. Além de sombrinhas, há muitos artigos feitos com esse papel artesanal.

Nosso almoço foi num lugar especial – numa vinícola. Paramos para almoçar no Red Mountain Restaurant e conhecer o processo de fabricação de vinhos do Myanmar – Red Mountain Estate Vineyards & Wineryhttp://www.redmountain-estate.com/ – Vinho não experimentei, mas o almoço foi muito bom.

Situada às margens do Lago Inle, a vinícola produz o melhor vinho do país. O cultivo das uvas é local, mas cerca de 400.000 plantas foram importadas da França e da Espanha para serem testadas e escolhidas. Aliadas a isso, tecnologias de ponta garantem, segundo eles, uma excelente produção de vinho.

Depois do almoço chegamos ao hotel Aureum (Inle) – um excelente hotel, com uma infraestrutura maravilhosa. Claro que ninguém reclamou de ficar “sem fazer nada”. Modo de dizer, é claro!

Piscina para uns e massagem para quase todos. Foi uma delícia.

Eu me dei uma tarde no Spa. Massagem corporal (35 dólares) e massagem facial (45 dólares) garantiram relaxamento total. Não podia ter feito uma escolha melhor para celebrar o meu aniversário que, aliás, foi comemorado em grande estilo à noite, depois do jantar.

Vi que teria alguma coisa porque tinha um anúncio no hall do hotel “Ms Cesar Pires & Party”.

Jantamos normalmente, na maior descontração. Eu tinha até esquecido da tal festa quando Huang, carregando um bouquet de Flor de Lótus, chegou acompanhada dos garçons que traziam um bolo. Eles tocaram violão e cantaram parabéns. Que emoção! Graças à Huang e aos meus amigos de viagem, é o terceiro ano que comemoro aniversário em grande estilo.

Essa alegria que eles me proporcionam e o carinho que me dão não têm preço nem tenho palavras para agradecer. Só espero que recebam em dobro aquilo que me oferecem.

Foi bom, muito bom!

É um presente de Deus comemorar dessa forma, recebendo mensagens de carinho dos amigos e compartilhando esses momentos com pessoas tão queridas.

Fim do jantar, fim de noite! Fui dormir um pouquinho mais velha e muito feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *