Em primeiro lugar, obrigada a todos pelo carinho e por contribuírem para que minhas férias fossem maravilhosas, mais uma vez.
Como disse antes de ir, voltei para o Japão com parte do grupo que foi da primeira vez. Alguns não puderam ou não quiseram ir e outros se agregaram a nós.
Mais uma vez Huang e Tsai foram os organizadores e a viagem superou minhas expectativas nessa nova jornada do outro lado do mundo.
Éramos 15. Além de Huang e Tsai (Tony, para nós), Nathalia, Kingiro, Sílvia, Darcy, Dorly, Kátia, Solange, Braga, Vani, Márcia, Walter, nosso guia – ChihYao Hsieh e eu.
O que dizer sobre meus companheiros de viagem?
ChihYao Hsieh (nome impronunciável) foi nosso guia no Japão. Ele nos acompanhou o tempo todo. Natural de Taiwan, falava com Huang e Tony e eles traduziam para nós o que ele dizia. Quando precisávamos, nos comunicávamos em inglês. Ele também gosta de cantar, aprecia nossa música e nos mostrou uma delas que apresentou no coral do qual faz parte. Apesar da barreira da língua, deu para interagir bastante conosco.
Nathalia e Kingiro
Maravilhosos! Sabe aqueles casais que parecem uma só pessoa quando estão juntos e, quando separados, têm características que nos encantam?
Kingiro é um amor de pessoa. Sempre prestativo, solícito e discreto. Nunca reclama de nada. Já viajamos juntos várias vezes e a primeira vez que ouvi uma reclamação da parte dele foi agora, por causa da “manicure das meninas”. Com razão, diga-se de passagem. Tem alergia por acetona.
Nathalia, com seu jeitinho doce, tem um senso de humor interessante. Nos faz rir sempre. Além disso, sempre nos socorre com uma bolachinha na hora da fome ou uma palavra amiga quando precisamos.
Dessa vez, me socorreu, também, com um xarope maravilhoso que fez passar uma tosse horrível que insistia em tomar conta de mim. Saí daqui tossindo muito e ela, generosamente, me deu o vidro inteiro logo no início da viagem. Em dois dias, eu estava ótima. Em tempo, Nathália é médica!
Ah! Recadinho para você, Nathália: Agora, só de vez em quando choro quando escuto “Meu primeiro amor”. Até isso você me ajudou a superar! KKK
Solange e Braga
Casal 20. Estão sempre juntos. Quase nem conseguimos registrar fotos separadas deles.
São muito companheiros um do outro e da gente também.
Solange é mais tímida ou quieta. Cuida do Braga como ninguém. Também é visível o carinho dele para com ela.
Braga é mais conversador e participa sempre dos nossos momentos de relax. Canta, escolhe músicas, interage com o grupo, participa de tudo e está sempre de bom humor.
Muito bom viajar com vocês, Solange e Braga!
Darcy e Dorly
Dois irmãos.
Conhecia Darcy de outras viagens. Dorly, conheci nessa.
Gosto do Darcy e agora passei a gostar do Dorly, também. São ótimos.
Eu e o Darcy já dividimos excelentes momentos. Só que dividir, mesmo, a gente divide comida. Ele come de tudo! E não engorda!!! Como eu não gosto de muita coisa, sempre passo para ele parte do meu almoço ou jantar.
Conversar com ele rende bom aprendizado porque viaja muito, conhece especiarias como ninguém e não economiza informações. Excelente companheiro!
Dorly é um doce de pessoa.
Casado com a Nara, mas viajou sozinho, dividindo quarto com o Darcy.
Também excelente companheiro de viagem!
Pela primeira vez no grupo, parecia ter estado sempre na turma. Integração total!
Como gosta de tudo sempre muito bem feito, nem me preocupei com fotos e registros das informações. Ele, Darcy, Kátia e Tony fizeram isso com a maior competência.
Adorei ter a companhia de vocês, Darcy e Dorly!
Walter
Excelente companheiro de viagem e um grande amigo. No grupo pela primeira vez, demorou um pouquinho para perder a timidez.
Compartilhamos muitos momentos e, sempre que precisei, tive seu total apoio.
Acho que gostou de estar conosco e a recíproca é verdadeira.
Se resolver se juntar ao grupo novamente, tenho certeza de que vai aproveitar cada vez mais, já que ele também gosta muito de viajar.
Espero que tenhamos outras oportunidades de viajar juntos, Walter.
Vani
Vani é uma pessoa maravilhosa. Calma, tranquila e companheira.
Gosta muito de registrar por onde passamos e repassa tudo para a família. Acho que eles viajam conosco.
Já viajamos juntas uma outra vez e ela é sempre assim, muito dócil.
Vivemos prometendo nos encontrar depois da viagem e nunca dá certo.
Não é por falta de vontade, Vani. É falta de tempo mesmo! Precisamos nos esforçar. Afinal, moramos na mesma cidade.
Kátia
Kátia e eu temos uma grande afinidade. Além do gosto pela mesma loja de roupas, damos boas risadas quando estamos juntas.
Excelente pessoa, divertida e companheira. Sua alegria é contagiante e ajuda a animar o grupo.
Kátia também prima por registrar nossa viagem com muita competência.
É sempre um prazer viajar com você, Kátia.
Márcia
Márcia e eu estreitamos laços de amizade nessa viagem, a segunda que fizemos juntas.
Dessa vez, tivemos tempo e oportunidade para isso porque ela viajou sozinha. Além de divertida, um doce de pessoa.
As fotos falam por si. Não preciso gastar o verbo tecendo elogios a ela, que merece todos.
PS – Pensei muito na sua sugestão, Márcia. Aquele tipo de turismo que você sugeriu em Dubai até que não soa de todo ruim. Lembra??? KKKK. Qualquer dia te visito aí em Goiânia para combinarmos.
Sílvia
Sílvia é hors concours.
Minha eterna companheira de quarto e parceira de viagem, mesmo quando não dividimos o mesmo espaço.
Antes de ir, trocamos figurinhas a respeito do que levar. Quando eu escrevia alguma coisa durante a viagem, nada podia ser publicado sem a sua “censura prévia”.
Agora, ainda peço seus palpites, quando necessito.
Ela nos encanta sempre com a sua música. Tem coisa melhor do que viajar e se divertir com o que vê e com o que faz? Sílvia contribui muito para isso.
Entre uma atração e outra, ela puxa o coro e, juntos, cantamos, também. Até os homens, normalmente mais tímidos, participam.
Muito bom ter a sua companhia, Sílvia.
Huang e Tony
Nossos organizadores, amigos e companheiros.
Tony é um amor de pessoa, serve de tradutor e nos passa as informações de que precisamos. Ele é muito competente no que faz.
Huang organiza tudo antes para que, durante a viagem, só tenhamos que usar o tempo para aproveitar. Não gastamos um minuto para decidir algo. Tudo está planejado.
Só que Huang não é apenas organizadora. Ela é amiga, companheira etc, etc, etc.
Como dizer tudo que ela é?
Adoro Huang. O carinho dela me faz bem. Não posso dizer pelos outros porque isso é pessoal, mas acredito que todos se sentem assim em relação a ela.
Huang passa uma segurança incrível para nós porque está sempre atenta ao que precisamos.
Precisa de remédio? Ela tem.
Está com fome? Sempre tem alguma coisa a oferecer.
Está carente? Ela tem uma palavra amiga.
Não precisa de nada? Você sente que ela está presente para ajudar, se precisar.
Ela cuida da gente e é muito bom sentir isso.
E não é só durante a viagem. Antes e depois esse carinho existe e é sincero.
Até parece que tem bola de cristal. Um dia eu estava triste, muito triste, me sentindo muito sozinha e fui acordada por ela, às 9h da manhã de um domingo, perguntando se eu queria passar o dia na praia. Ela me fez acordar para a realidade. Eu não estava só. Tenho amigos!
Obrigada, Huang! Você é uma pessoa especial.