Férias 2016 -Honshu – Kyoto -Curso de Wagashi – 15 de junho

15/06/2016 – quarta-feira

Kyoto – Curso de Wagashi

Nossa viagem foi um verdadeiro aprendizado sobre a cultura japonesa em diversos aspectos. Um dos mais interessantes foi conhecer um pouquinho dos bastidores da sua culinária.

Foi um sucesso a aula de Wagashi, tradicionais doces japoneses, que fechou nossa estadia em Kyoto. Adoramos.

Difícil foi conseguir expertise necessária para moldarmos cada um à semelhança daqueles que são feitos pelos profissionais do ramo. Sem chance!

De qualquer forma, apesar da boa vontade do grupo durante o aprendizado, nossa tentativa rendeu, mesmo, boas risadas.

Levamos a sério nossa aula. Procuramos fazer o melhor que pudemos, apesar de que meu peixe nem de longe parecia com o ensinado. Os outros três doces estavam ligeiramente semelhantes ao original.

Algumas mãos hábeis do grupo fizeram bonito. Não foi o meu caso.

Valeu a experiência. Eu não tinha grandes expectativas porque o resultado seria o mesmo se fosse qualquer outra coisa que dependesse de habilidades manuais. Essas nunca foram o meu forte.

Por não se tratar de um doce qualquer, vale a pena conhecer um pouco mais sobre eles.

 “Wagashi é o nome dado aos doces artísticos e tradicionais da confeitaria japonesa. Foi introduzido no Japão no período Yayoi, por influência chinesa, mas o termo “Wagashi” surgiu tempos depois, durante o período Meiji, embora os doces tenham se popularizado somente durante o período Edo.

Embora esses doces tradicionais sejam o resultado de uma mistura de influências de vários países como China e Portugal, o Wagashi passou a representar a essência e o refinamento da cultura japonesa e continua tradicional até nos dias de hoje.

 Com a entrada do açúcar e ovos, trazidos por Portugal por volta do Século XVI, os doces Wagashi sofreram algumas modificações em seu preparo, embora a essência continuasse a mesma. A beleza dos doces japoneses foi um chamariz para que o Wagashi expandisse os seus horizontes e fosse conhecido pelo resto do mundo.

Com isso, criou-se uma variação chamada “Yogashi”, que nada mais são do que os doces japoneses ocidentalizados. Os leigos podem até se confundir entre o Wagashi e Yogashi, mas é difícil um japonês não perceber logo a diferença.

 História do Wagashi

Eram servidos em banquetes da aristocracia e da corte imperial, com chá (macha). Hoje em dia está presente em várias datas e eventos importantes no Japão, como no Ano Novo (Oshougatsu), em cerimônias do chá, casamentos, funerais, Otsukimi (Visualizar a lua), Hinamatsuri (Festival das Bonecas), Tango no Sekku (Dia dos meninos) e até como oferendas às divindades, em templos.

Também existe o Wagashi para ser consumido todos os dias, mas esses são geralmente mais simples, coloridos e menos elaborados. No Japão, é comum as famílias fazerem uma pausa depois do almoço (Oyatsu), geralmente entre 2 e 3 da tarde e, nessa pausa, aproveitar para comer Wagashi, por ser um doce leve.

Originalmente, os doces eram feitos de frutas e nozes e chamados de Okashi, termo até hoje utilizado para definir a palavra “doce” de maneira geral. Atualmente, o Wagashi é feito de mochi, dango, azuki, frutas e outros ingredientes naturais e são considerados saudáveis, em comparação aos doces convencionais.

O Wagashi possui sabor suave, sem a necessidade de ser doce em excesso, valorizando o sabor de cada ingrediente. Antes de o açúcar passar a ser comercializado no Japão, usava-se o Wasambonto, um dos açúcares mais antigos produzido no país, com uma textura em pó suave, sabor elegante e fragrância refinada.

Até hoje, podemos encontrar os Wagashis feitos à mão, de maneira artesanal, com acabamentos artísticos, apesar da industrialização maciça do Wagashi nos tempos modernos. Na maioria das vezes, os doces vêm em belas caixas de presente e são caros, por serem mais trabalhados.

 Os tipos mais populares de Wagashi

Existe uma variedade enorme de tipos de Wagashi, o que significa que o seu preparo não se limita somente a um tipo de confecção. A cada método de preparação, tipos de ingredientes empregados, sem contar teor de umidade, resulta em um tipo diferente de Wagashi. Vamos citar apenas alguns dos mais populares:

Wagashi Yokan

O Wagashi Yokan é um dos doces mais populares no Japão desde o Período Edo (1603-1867) e possui aspecto gelatinoso, feito à base de Kanten, que é extraído de algas marinhas. Ao contrário da gelatina comum, o kanten não necessita ir à geladeira para endurecer e sua textura é bem mais firme e sólida do que a gelatina convencional.

Ele também não tem gosto de nada, o que faz com que fique bem, quando misturado a outros ingredientes como o azuki (pasta de feijão) e açúcar. Sua transparência e sua modelagem permitem que sejam criados doces visualmente belos e criativos. Como sua vida útil é longa, é uma iguaria bastante utilizada para se dar de presente.

 Wagashi Namagashi

Wagashi Namagashi doce belamente trabalhado possui formas delicadas, refletindo as várias facetas da natureza em todo o Japão. Artisticamente, os doces evocam a essência de cada estação, a promessa da primavera, como botões abertos, gotas de orvalho nas folhas verdejantes do verão, as cores exuberantes das folhas caídas do outono e a intensidade das flores de inverno.

Vários símbolos e referências do Japão são representados através dos doces Namagashi, como o Monte Fuji, por exemplo. A elegância desses doces ressoa na linguagem poética que só faz aumentar a curiosidade em provar um Wagashi.

 Wagashi Monaka

Esse doce consiste em duas bolachas feitas de arroz glutinoso com recheio de azuki (pasta de feijão), que é o mais tradicional, embora existam outros tipos de recheio como pastas de gergelim ou castanhas ou então geleias de frutas. As bolachas podem ter diferentes formatos, como redondo, ovais, retangulares, em forma de uma delicada flor de cerejeira, de uma folha momiji ou ainda de um crisântemo.

 Wagashi Manju

É um doce feito com uma massa cozida no vapor, geralmente de arroz ou inhame, cujo recheio é tradicionalmente de azuki, embora existam outras variedades de recheio como pastas de chá verde ou de sementes como castanhas.

 Wagashi Higashi (doces secos)

Wagashi Higashi são feitos de farinha de arroz glutinoso, amido e açúcar ou Wasambonto, que são misturados e prensados em moldes para formar os doces secos. Sua principal característica é que possuem pouca umidade e, por isso, são mais secos. Seu sabor é bem leve e pouco adocicado, justamente para evitar que interfira no sabor do chá verde, servido após os doces Higashi.”

 Realmente, é uma arte de se comer com os olhos…

Nós tivemos o prazer de fazer! Comer??? Alguns se arriscaram!

Para saber mais…. http://www.japaoemfoco.com/wagashi-os-doces-tradicionais-japoneses/

https://www.jcrafts.com/guide/eg/workshop/17_kanshundo.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *