Férias 2016 – Honshu – Kyoto – Castelo Nijo – 15 de junho

15/06/2016 – quarta-feira

Começamos o dia animados. Nossa primeira parada foi no Castelo Nijo. Ele foi construído em 1603 para ser a moradia de Tokugawa Ieyasu, o fundador da dinastia Tokugawa e um dos shoguns mais importantes do Japão.

Considerado um dos símbolos de seu poder, fica num amplo complexo de 275 mil metros quadrados e tem como destaque o ricamente ornamentado portão Karamon e o palácio Ninomaru. Os diversos edifícios do complexo, protegidos por duas fileiras de fortificações, têm belas pinturas e outras obras de arte feitas pelos mais importantes artistas japoneses da época.

Os salões estão como na época da construção do castelo. Em um deles há bonecos representando os daimyo (senhores feudais).

Há algumas versões sobre o som emitido pelo assoalho de madeira. Uns dizem que o piso reproduz o canto dos rouxinóis pintados nas paredes (as tábuas foram instaladas para que cavilhas e pregos roçassem uns nos outros). Outros falam que o assoalho denunciava eventuais invasores mais sorrateiros.

De qualquer forma, o espaçamento entre as tábuas produz sons e é costume os turistas passearem pelos salões de meias ou descalços, como os antigos ocupantes do prédio. Os calçados são deixados na entrada.

Cercado por imensos e bem cuidados jardins, o castelo passou por uma completa restauração antes de oficialmente ser aberto à visitação. 

Pena que não estivemos lá na época da florada das cerejeiras. Pelas fotos, um espetáculo à parte!

O conjunto é tão importante que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

http://thekyotoproject.org/portugues/%E4%BA%8C%E6%9D%A1%E5%9F%8E/

http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/japao-kyoto-atracao-castelo-nijo-jo

http://www.japan-guide.com/e/e3918.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *