Férias 2016 – Hokkaido – Kushiro –  Kushiroshi Tanchozuru Natural Park – 10 de junho

10/06/2016 – sexta-feira

Para ver os Grous, fomos ao Kushiroshi Tanchozuru Natural Park, um santuário de animais selvagens, que fica em Kushiro, a maior cidade do leste de Hokkaido.

O Grou japonês é uma espécie de ave que possui uma coroa vermelha na cabeça. Existem mais de 15 espécies de grous que habitam o planeta. O mais majestoso, porém, é o Grou japonês (Grus japonensis), comum no leste asiático. Ele pode chegar a cinco metros de altura e mais de seis metros de envergadura.

Também chamados de Tsurus, os Grous estavam em extinção e a preservação da sua espécie se deve a um japonês – Ioshitaka Ito (1919 – 2000), que foi o primeiro a se preocupar com eles, já que no inverno os Grous dependem da ação do homem para sobreviver.

A presença deles torna o ecossistema saudável. Assim, proteger os Grous é uma forma de as pessoas conviverem em harmonia com a natureza. Hoje, há cerca de 1.500 Grous japoneses, embora haja uma lenda a respeito dos 1.000 Tsurus (Grous).

Considerado tesouro nacional, o Grou é um dos símbolos mais tradicionais do Japão, tanto é que a nota de 1.000 yen possui sua imagem estampada no verso. Os japoneses acreditam que o Grou é uma ave sagrada, que simboliza paz e vida longa. Acreditam, também, que ele simboliza o amor conjugal e a fidelidade porque um casal de Grous só é separado pela morte.

Nos casamentos, é costume os amigos e parentes se juntarem para dobrar mil origamis de Tsurus dourados (dobradura do Grou) para dar sorte, fortuna e vida longa para o casal. Também é comum ver noivas vestidas de Uchikake, quimono japonês, com belas imagens de Grou bordadas.

https://www.youtube.com/watch?v=lf2cwoEaU_w

https://www.youtube.com/watch?v=Ijgwuexc8Zs

http://www.japaoemfoco.com/o-simbolismo-do-grou-no-japao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *