Férias 2016 -Hokkaido – Abashiri – Abashiri Prison Museum – 11 de junho

11/06/2016 – sábado

Durante quase um século, a cidade de Abashiri foi o local da prisão mais temida do Japão porque representava a punição mais severa dos juízes.

Na primavera de 1880, um primeiro lote de prisioneiros foi despachado para a vila dos pescadores. O trabalho era duro e os guardas, rigorosos, não toleravam infrações.

Como era uma terra que tinha que ser rapidamente desenvolvida, os prisioneiros, todos do Japão, tiveram a primeira tarefa de construir uma estrada que liga Abashiri a um posto avançado, já desenvolvido, perto de Asahikawa, no centro de Hokkaido.

De acordo com registros, o trabalho foi extremamente difícil, pois tudo tinha que ser feito manualmente. A comida era escassa, os acidentes muito comuns e cada prisioneiro tinha uma bola de ferro pesado, acorrentado a um pé, o que impedia a sua fuga para o deserto. Trabalhando sob o frio extremo do inverno de Hokkaido, eles construíram a estrada em tempo recorde.

Hoje, a prisão passou a ser um museu.

Dizem que é uma forma de homenagear os antigos presidiários. Tenho minhas dúvidas. Na verdade, o que vimos foi a representação cruel de como viveram e trabalharam no período.

Um filme dramático nos mostra isso e a abundância de imagens nos dá pormenores de como foi a vida no presídio. Além disso, há possibilidade de simular o sofrimento pelo qual passavam, já que uma bola de ferro com cadeados fica disponível para o turista colocar na perna e tentar andar alguns passos. Uma experiência para um minuto ou dois, não para andar um dia inteiro construindo estradas.

Não nos cabe fazer nenhum tipo de julgamento. Fica, aqui, só o registro da história.

Nesse dia, nosso hotel – Art Hotel Asahikawa – serviu apenas para jantarmos e dormirmos. Nenhum registro.

http://www.kangoku.jp/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *