16/04/2024 – terça-feira – Vietnã – Hoi An – Hue
Depois do café da manhã, saímos de Hoi An com destino a Hue.
Uma pena deixar a cidade, mas um alívio deixar o hotel.
Fomos com a van que estava nos acompanhando desde Danang. Por volta das 10h, fizemos uma parada técnica no Nha Hang Thanh Loan – https://www.dpm.org.cn/Home.html, um restaurante à beira da estrada. Além dos comes e bebes tinha lojinhas vendendo “joias”. Tudo precisa de negociação. Que coisa chata! Acabar comprando é certeza de que foi enganado. Rsrsrs. Depois de muito olhar e pechinchar, comprei um brinco de pérolas por 35 dólares. A Huang comprou o brinco e mais algumas coisas por menos do que isso. Ela sabe negociar com eles. Eu ainda não aprendi.
Por volta das 11h, chegamos a Hue, a antiga capital imperial do Vietnã.
O guia nos informou que é uma cidade pequena, 600.000 habitantes, muito religiosa, com mais de 100 templos e muito supersticiosa. Cidade pequena, para eles, não é a cidade pequena que conhecemos. É grande com características de cidade do interior, com muitas motos.
Fomos direto almoçar e depois conhecer o Palácio Imperial ou a Casa do Imperador e outras atrações.
O almoço foi no Phuóc Thanh Garden Restaurant – https://pt.foursquare.com/v/ph%C6%B0%E1%BB%9Bc-th%E1%BA%A1nh-garden-restaurant/4f657426e4b0e30d219b5141 – comida gostosa, um pouco melhor do que a dos dias anteriores, apesar de ser parecida com as que estávamos comendo desde a nossa chegada.
Assim que saímos de lá, fomos conhecer a Cidade Imperial de Hue (Tu Cam Thanh – Cidade Proibida Púrpura) que abrange a residência do imperador Nguyen e uma réplica do Teatro Real. Boa parte dela foi restaurada, mas ainda estão trabalhando para restauração total, apesar de haver espaços vazios que não têm como serem restaurados porque foram totalmente destruídos na 2ª guerra.
A residência do imperador possui muralhas de proteção, espaços delimitados para civis, militares, homens e mulheres. Há também espaço privativo para que o imperador pudesse dar atenção às suas concubinas.
O que encontramos de mais real, hoje, foi o carro do monge budista vietnamita Thich Quang Duc que, em 11 de junho de 1963, ateou fogo no próprio corpo num processo de autoimolação por discordar das coisas que estavam acontecendo na época. Há uma foto desse momento e uma foto do seu coração, única parte do seu corpo que não foi destruída pelo fogo. Um milagre. O carro permanece em exposição e nos faz lembrar dos horrores da guerra do Vietnã – https://operamundi.uol.com.br/pensar-a-historia/autoimolacao-de-quang-duc-61-anos-do-sacrificio-que-convulsionou-o-vietna-do-sul/
Depois que saímos de lá, fomos dar uma volta de barco pelo Huong River, também conhecido como Perfume River que possui 80 km de extensão e fica na província de Thua Thien Hue. Nosso passeio não explorou toda a sua extensão, mas foi bonito. É um rio considerado romântico que inspira muitos artistas poetas e compositores – https://vietnamdiscovery.com/hue/attractions/perfume-river/ .
Na sequência, fomos conhecer a Tumba do Imperador Tu Duc, uma das atrações que fazem com que Hue seja considerada a Capital Imperial do Vietnã – https://vietnam.vnanet.vn/english/long-form/visiting-tu-ducs-tomb-355354.html . No caminho, fomos explorando os muitos espaços que encontramos e, na volta, foi providencial contratar um carrinho para nos levar até o nosso ônibus.
No caminho de volta, passamos pela vila que fabrica incenso, a Thut Xuan Incense Village – https://izitour.com/en/blog/thuy-xuan-incense-village . Eles ficam expostos para venda de um jeito que atraem muitos turistas. Além de vê-los prontos, também é possível acompanhar a sua fabricação. Trata-se de uma tradição em Hue. Seu visual é muito lindo e, ao nos aprofundarmos um pouquinho na história, ficamos conhecendo a sua importância. Infelizmente não compramos nada. Só fizemos alguns registros. Impossível carregá-los por causa do cheiro. Não que não seja bom. É!!! Só que forte demais. Para quem tem rinite, sinusite… sem chance.
Por último, fomos até o hotel onde ficaríamos hospedados – Meliá Vinpearl Hue – https://www.melia.com/en/hotels/vietnam/hue-city/melia-vinpearl-hue , muito bom, por sinal.
Às 19h30 descemos para jantar no Hoa Vien Garden Restaurant – https://www.foody.vn/hue/hoa-vien-garden-restaurant-mon-viet . A sopa estava deliciosa, muito diferente daquelas que comemos nos dias anteriores, mas o restante…. ah …. foi um repeteco do que já tínhamos comido. Detalhe – uma coca custa 28.000 VND (Dong Vietnamita) = cerca de R$5,50.
Apesar de o restaurante estar situado numa zona muito interessante, repleta de bares e de restaurantes, antes das 21h já estávamos de volta ao hotel.
Na minha opinião, esse tempo poderia ser mais bem aproveitado, ainda que o nosso corpo, por causa do cansaço do dia, pedisse cama.
Faz falta não aproveitar um pouco a vida noturna de um país. Viver essa experiência enriqueceria ainda mais a viagem, mas nunca temos essa oportunidade.
https://www.got2globe.com/editorial/hue-cidade-comunista-imperial-vietname/