Férias 2022 – 18/05 – quarta-feira – Marrocos – Marrakesh

18/05  – Marrocos – Marrakesh 

 

Dia destinado a conhecer Marrakesh.

Passamos pela represa Menara, de mais de 100 anos, que fica nos Jardins de Menara –  https://www.facebook.com/MenaraGardens/ – Trata-se de um lugar famoso pela plantação de oliveiras e de pomares. Isolada, numa das margens, tem uma casa que foi do rei, com quatro janelas, por onde ele controlava tudo. Por exemplo – Na frente da represa, ele controlava os soldados que precisavam aprender a nadar para ir às batalhas em alto mar. Eles tinham medo de atravessar o Estreito de Gibraltrar. Por vezes, até cortavam o dedo para serem dispensados de irem à luta. O rei os vigiava. As demais janelas também serviam para controle do rei, dada a visão que ele tinha do que estava ao redor. Na parte de trás ficam as Montanhas Atlas, por onde passamos antes de chegar a Marrakesh.

Durante o percurso, chamaram a nossa atenção os telhados das casas pintados de verde, uma cor sagrada para os muçulmanos. A bandeira do Islão é verde e, para os muçulmanos, essa é a cor mais importante. Para os islamitas, a cor verde representa fertilidade, conhecimento espiritual, a salvação, bem como o paraíso.

Outros destaques do nosso passeio:

Royal Mansur, o hotel do Rei. Um hotel de luxo, caríssimo, que possui 53 Riads no seu interior. – https://www.royalmansour.com/ . Riad é, basicamente, uma casa com um jardim interno e um chafariz no centro.

Mesquita de Koutoubiahttps://theculturetrip.com/africa/morocco/articles/history-of-koutoubia-mosque-in-1-minute/ – um dos mais representativos monumentos de Marrakesh. Como no Marrocos existe a proibição de visita aos não muçulmanos, só a vimos do lado de fora. O seu jardim é formado por laranjeiras.

La Mamounia Hotel  – https://mamounia.com/fr/?utm_medium=google&utm_source=MyBusiness – Considerado um dos 7 melhores do mundo, segundo o guia. Só pudemos vê-lo do lado de fora e não podemos opinar.

Paramos, também, para conhecer a zona nobre de Marrakesh, chamada de M Ave, M de Marrakesh.

Lá nós vimos o Menara Mall, várias boutiques e um concentrado de excelentes hotéis, inclusive o CR Hotel, que é do Cristiano Ronaldo, o famoso jogador de futebol português.

 

 

Bahia Palacehttps://bahia-palace.com/ – Bahia Palace significa algo que encanta, que impacta pela beleza. Quando Marrocos ganhou independência da França, em 1956, o local foi usado como dependência do rei que dividiu os seus cômodos entre as esposas e concubinas.

Hoje o local atrai por ser ponto de visitação turística. É bonito.

 

 

Já perto do hotel, fomos ao Souk Semmarine https://www.marrakech-riad.co.uk/2013/09/marrakech-souks/  – Um mercado movimentado, com ofertas diversas de roupas e tecidos coloridos, antiguidades, comida, temperos etc.

Depois voltamos ao hotel e nos preparamos para o jantar e show da noite.

 

 

Fomos a um restaurante que possui um show belíssimo – Chez Alihttps://www.chez-ali.com/fr/#our-showhttp://www.chez-ali.com/en/

A gente sente o clima do show logo na chegada. Muita movimentação e vários grupos dançando ao som de músicas típicas. Fomos direto ao Chez Ali Restaurant – Tentedoukala 2.

Após o jantar, muito gostoso por sinal, todos vão a uma espécie de arena central e logo depois o show começa. São vários cavaleiros que fazem demonstrações das suas habilidades com os cavalos. Ao som de músicas típicas, somos envolvidos por um misto cavaleiros, dançarinos, mágicos e acrobatas que nos proporcionam um misto de entretenimento e diversão únicos. Para finalizar, tocam a música C’est La vie, que para eles tem um significado especial, segundo  guia.

“C’est La Vie”– “é a vida” ou ” a vida é assim” – Longe de ser um conformismo diante da vida, também pode ser uma demonstração otimista pelo que a vida representa: uma exaltação à exuberância de tudo o que é fôlego, natureza, pulsação ou tudo o que demonstra a criação artística e amorosa de um Ser Maior.

Sentir, sofrer, amar, chorar, rezar, cantar e …. viver! Olhar uma flor, olhar o mar, um entardecer, uma criança e declarar: “Ces’t la vie!”

A admiração pela vida já foi cantada em versos por Gonzaguinha: “Viver! E não ter a vergonha de ser feliz! Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. Há quem fale que é um divino mistério profundo. É o sopro do Criador numa atitude repleta de amor … Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será! Mas isso não impede que eu repita … É bonita e é bonita! …Eu fico com a pureza da resposta das crianças … É a vida! É bonita!! E é bonita!!”

Muito bom!