Férias 2022 – 17/05 – terça-feira – Marrocos – Ouarzazate

 17/05  – Marrocos – Ouarzazate 

 

Saímos às 9h para os passeios do dia, antes de irmos a Marrakesh.

A primeira parada foi no Atlas Film Studiohttps://ouarzazatestudios.com/visits/?lang=en  – Construído em 1983, desde 1985, com Joia do Nilo, tem servido de cenário para vários filmes famosos.

Bem-Hur, Gladiador, Kundun, dentre outros, usaram o espaço como de set de filmagem. Muitos cenários ficam expostos no local e pudemos vê-los após assistir a um breve filme sobre o local.

A visita foi monitorada por um guia local que nos presenteou com uma filmagem sobre Cleópatra e eu fui a escolhida para representá-la. Tudo muito divertido. Valeu!

 

 

 

 

Continuando os passeios, paramos no Ounila Valley para conhecer o Ksar Ait Ben Haddou – Ksar é uma espécie de vilarejo murado. Interessante…. – https://whc.unesco.org/en/list/444/

 

 

Na sequência, paramos para almoçar no Le Oasis Dor Restauranthttps://www.loasisdor.com/ , onde comemos salada, frango no espeto e melão. Comida simples e gostosa.

 

 

Depois do almoço, seguimos caminho até Marrakesh pela mesma estrada que eu tinha percorrido no dia anterior. Cruzes! Quando pensei que teria de encarar de novo aquela tortura, me deu vontade de ter ficado em Marrakesh esperando pelo pessoal. Enfim, sem escolha, seguimos viagem. Dessa vez, menos torturante do que na ida. Rsrsrs

A parada estratégica foi no Hotel Auberge Toufliht  – https://www.facebook.com/AubergeToufliht/?ref=page_internal   para café e banheiro.

No caminho, o guia nos contou algumas curiosidades…..

– No Marrocos, quase todas as mulheres sabem dirigir moto, mas não contam aos namorados porque, se falarem, vão dizer que tiveram muitos namorados antes, que as ensinaram a dirigir.

– Os homens dizem que vão de casa para o trabalho, para a igreja e para casa. Só que no caminho passam na balada, tomam cerveja, um pouco de canabis…. mas não falam.

– Os homens atrasam muito quando marcam encontro. Se marcarem às 9h da manhã, normalmente chegam depois do almoço.

– Todos são muito calmos.

– Marrakesh é uma cidade turística. Não tem indústria. Possui 110 hoteis 5*. A maior atração é o Minarete Koutubia.  O óleo de argan e o óleo de cáctus são famosos na cidade e no país.

Assim que chegamos a Marrakesh, fomos até a Herboristerie Bab Agnaou – que fica na 1 Rue Bab Agnaou. Trata-se de uma loja de produtos naturais, com excelente atendimento, explicações e demonstrações de produtos de sua fabricação, em especial o óleo de argan.

Os preços são variados e há promoções na compra de perfumes, cremes, sabonetes, shampoos, aromatizantes etc. Todos os produtos têm certificado e há muita variedade.

Claro que quase todos saíram de lá com alguma coisa, principalmente óleo de argan.

 

 

Por volta das 18h, fomos direto ao hotel, o mesmo que eu tinha estado no dia anterior – Hotel Les Jardins de La Koutoubiahttps://www.lesjardinsdelakoutoubia.com/fr/hotel-luxe-marrakech .

Dessa vez o meu apartamento não foi dos melhores. Tive que pedir um tapete porque o box estava escorregadio, a chave do chuveiro estava com problema e a água só saía pelo chuveirinho. Enfim, detalhes resolvidos, tudo correu bem nos demais dias. Só que o nível da acomodação caiu consideravelmente.

 

 

O jantar foi no próprio hotel, no Relais de Paris Restaurant. Jantar ao ar livre, numa noite gostosa, foi delicioso em todos os sentidos.