Férias 2024!!!
“O destino de alguém nunca é um lugar, mas uma nova maneira de ver as coisas.” – Henry Miller
A expectativa!
Ásia! Antes de ir, a expectativa era grande e a vontade de ir maior ainda. Fui para a Malásia, que eu não conhecia, voltei para a Tailândia e para o Vietnã.
Apesar de já ter ido para a Tailândia e para o Vietnã, quase tudo foi uma agradável surpresa. Conheci Phuket, Chiang Mai e Chiang Rai na Tailândia e Danang, Hoi An, Hue e Ho Chi Minh no Vietnã. Amei!!!
Fui com pessoas queridas, já conhecidas de outras viagens, sob a organização da Huang, que é expert em viagens para a Ásia. Além de gostar do que faz, Huang é uma chinesa de Taiwan que também adora viajar. Ela organiza, viaja com a gente e participa de tudo que programou.
Saímos de São Paulo na madrugada do dia 30 de março, pela Emirates, com escala obrigatória em Dubai e, em seguida, fomos para Kuala Lumpur, na Malásia.
Foram 26h05’ de viagem (SP – Dubai) 14h55’ + 4h35’ (aeroporto Dubai) + 7h15’ (Dubai – Kuala Lumpur).
A volta… ah… a volta…. programada para o dia 18/04 (Ho Chi Minh) – chegada dia 19/04 (São Paulo), fazendo o mesmo trajeto da ida, via Dubai, não saiu como estava programada mas ….. essa é uma história não desejada que, infelizmente pode acontecer. Relatarei no final.
Só posso dizer que …..
“Viajar ensina tolerância” – Benjamin Disraeli
O grupo
Formado por doze pessoas muito queridas, quase todas conhecidas, foi muito harmonioso. Nathália, Kinjiro e o Chinês, amigo do Tony, fizeram uma parte da viagem. Huang, Tony, Sônia, Sérgio, Raquel, Abelardo, Lourdes, Regina Lopes e eu fizemos o passeio completo.
Todos estiveram muito presentes em tudo, foram muito carinhosos e parceiros durante toda a viagem.
Gastronomia
Sou suspeita para falar porque, com raras exceções, gosto pouco ou quase nada das comidas asiáticas.
Apesar de serem muito bonitas em sua grande maioria, para mim, o gosto não condiz com a beleza do prato.
Todos gostam, mas eu sou enjoada para comer. Não sou muito fã de comida preparada, adoro bobagens e lá fora, como aqui, há tantas bobagens deliciosas… Frutas, pães e doces em abundância, deliciosos.
Guias
Tão importantes quanto os organizadores, são eles que nos apresentam o país visitado. Nem sempre fazem jus à função que devem desempenhar, mas nós, quase sempre, temos sorte. Alguns são mais comunicativos, outros um pouco mais reservados e poucos deveriam mudar de profissão.
Malásia – Mazzo Pordano foi nosso guia na Malásia.
Tailândia – Prang em Pucket – AAD em Chiang Mai e Chiang Rai – Toi e Sam em Bangkok
Vietnã – Jacky Trinh em Da Nang, Hoi An e Hue – Vitória em Ho Chi Minh
Imprevistos da viagem
Sempre tem imprevisto … o importante é não deixar que estraguem a nossa viagem.
Perdi e achei o meu relógio. Meu braço melhorou depois do susto por causa de um tombo que levei dentro do avião, logo na chegada. Achei até que teria que interromper a viagem. Graças a Deus não aconteceu nada mais sério e fiquei razoavelmente bem. Minha sinusite atacou terrivelmente quando ficamos no hotel que tinha carpete e caí novamente no aeroporto de Cape Town durante a corrida para não perder a conexão.
Rê Lopes ficou um pouquinho resfriada (muito calor e ar-condicionado, decididamente, não combinam).
Lu teve enxaqueca (talvez pelo jet lag).
Kinjiro, apesar de ter caído na esteira, não teve nada, graças a Deus.
Os demais não tiveram nenhuma ocorrência e todos ficaram bem.
A volta… bem, a volta está no final desse relato.
Valeu a pena ter ido? Sim, valeu. Muito!